"A crição de Adão" afresco de Michelangelo na Capela Sistina.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Prometeus, a criação dos homens e sua punição...

Após a guerra entre os deuses e os Titãs, alguns Titãs que não participaram desta batalha foram aceitos no olimpo como deuses, entre eles estava a figura de Prometeus, filho de Jápeto e Témis, dois dos Titãs inimigos de Zeus e seus irmãos.
Prometeus, representa a figura humana em busca de conhecimento, pois ele tentou passar por cima de todos os deuses em sua busca por conhecimento e pela ciência.
A Prometeus e seu irmão Epimeteu, foi dada a tarefa de criação de todos os homens e animais, Epimeteu iniciou a tarefa pelos animais, dando a cada um um atributo e dons variados, como coragem, força, rapidez, asas, garras, carapaça para proteção, etc. Porém, não restou forças suficientes a Epimeteu, após a criação de todos os animais, para criar o homen, então essa tarefa foi passada a Prometeus, que a partir do barro, o criou.
Ao ver que sua criação, era inferior em força, velocidade e coragem aos outros animais, que foram criados por seu irmão, Prometeus rouba de Zeus e de Hefesto o segredo do fogo, e entrega aos homens para garantir a sua superioridade perante os outros animais, é importante mensionar que Prometeus criou o homen a sua semelhança, intelectualmente, Prometeus passou ao homen também sua busca pelo conhecimento, o que a longo prazo seria a afirmação total dos homens como superiores.
Graças a esse ato de traição, em roubar o segredo do fogo e entregar aos homens, Zeus ordena que Hefesto acorrente Prometeus no topo do monte Cáucaso, onde durante 30.000 anos, uma águia, iria dilacerar sua barriga e comer o seu fígado, que iria se regenerar no final de cada dia, para que no dia seguinte, a águia repetisse sua punição. Para punir a raça humana, criação de Prometeus, Zeus, ordena que Hefesto e Atena criem a mulher, Pandora, e que cada um dos deuses do olimpo de uma contribuição para sua criação, recebeu então dos deuses a graça, a beleza, a persuasão, a inteligência, a paciência e a meiguice, mas Hermes, comtribuio para a criação de Pandora pondo em seu coração traição e mentira. Zeus então a enviou para Epimeteu, que tinha recebido o conselho de não aceitar presentes dos deuses por Prometeus, mas diante de tal beleza, Epimeteu esquece o que seu irmão tinha aconselhado, e toma Pandora como sua esposa.
Epimeteu tinha em seu poder uma caixa outrora pertencente a Prometeus e os outros deuses, ele avisou a Pandora de que nela continha todos os males e que se aberta, iria trazer o sofrimento para a raça humana, Pandora não resistiu a curiosidade e abriu a caixa, libertando todos os males que os assombrariam, restando aos homens apenas a esperança.
Após muito tempo, Hércules, o filho perdido de Zeus, liberta Prometeus de sua tortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário