"A crição de Adão" afresco de Michelangelo na Capela Sistina.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Atena, a deusa vingativa.

A deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes e da justiça, filha patogénica de Zeus, jamais se casou nem teve amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Protegeu vários heróis e outras figuras míticas, aparecendo em uma grande quantidade de episódios da mitologia.
Em um desses episódios, Atena, que amava silenciosamente Poseidon o assistiu em seu templo a assediar uma de suas devotas, a bela Medusa.
Atena, decide se vingar de Medusa, transformando seus cabelos em um ninho de cobras, que picavam seu rosto continuamente, sua pele em escamas douradas, e para que todos a temessem, fez com que todos que encarassem Medusa se transformassem em pedra.

Entra em cena outro nome da mitologia grega, o herói Perseu, filho de Zeus com a mortal Danae.
Perseu e sua mãe, foram banidos pelo seu avô, que temia uma profecia no qual ele seria assassinado pelo neto. Banidos em uma embarcação para a ilha de Serifo, embarcação que fora destruída por uma tempestade, mas Perseu e sua mãe foram protegidos por Zeus. Em Sefiro, foram encontrados por um pescador, Díctis, irmão do rei de Serifo, Perseu e sua mãe passaram a morar na casa de Dícitis.
Perseu cresceu forte, se tornando um ambicioso aventureiro. O rei de Sefiro, Polidectes, com medo de que a ambição de Perseu o fizesse usurpar o trono, criou um torneio no qual os mais fortes guerreiros participassem, seria vencedor, aquele que troucesse para o rei, a cabeça da temida criatura Medusa, que a muito vinha transformando em pedra todos os aventureiros que chegassem perto dela. E Perseu, seguindo seu extinto aventureiro, entrou neste torneio.
É neste ponto que voltamos a Atena, que soubera de dois fatos, o primeiro: Medusa, estava esperando um filho de Poseidon, segundo: um jovem e destemido guerreiro tinha a missão de decapitar Medusa. Unindo o útil ao agradável, Atena decide ajudar Perseu em sua tarefa, deste modo, Medusa seria assassinada e Atena não levaria a culpa por isso.
Atena persuadiu outros deuses a ajudar o jovem Perseu em sua tarefa, então Hades e Hermes também o ajudaram, Atena deu ao jovem um escudo, que de tão polido, podia ver seu reflexo nele, tal como um espelho. Hades lhe deu o Elmo da Invisibilidade, tornando invisível quem o utilizasse e Hermes deu a Perseu um par de sandálias aladas.
Com esses três importantes e decisivos artefatos, foi em busca de Medusa. Guiado pelo reflexo de seu escudo, sem olhar diretamente para Medusa, foi ao encontro utilizando seu elmo para se tornar invisível, e com um golpe de espada decapitou-a.
Em sua morte, sairam do ventre da medusa duas criaturas, Pegasos, o cavalo alado, e Crisaor, o gigante.
Perseu então voou para Sérifo, ao chegar em sua cidade, ele viu que sua mãe estava prestes a ser enforcada pelo rei Polidetes por se casar, Perseu então transformou o rei em pedra, usando a cabeça da Medusa, salvando assim a sua mãe.
Perseu, decide oferecer a cabeça da medusa a Atena, que aceita de bom grado, colocando a em seu escudo.

Um comentário:

  1. Olá Judson! Muito legal o seu jardim mitológico. Certamente ainda irá descobrir e cultivar muitos espécimes fascinantes. Ganhou um seguidor. Abraço :)

    ResponderExcluir