"A crição de Adão" afresco de Michelangelo na Capela Sistina.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mitologia Hindu

Provavelmente uma das mais antigas mundo, aprocimadamente 8000 anos e nasceram numa região conhecida como Vale do Indu, onde atualmente existe o Paquistão.
O hinduísmo, tem uma base filosófica dividida em dharshanas (pontos de vista), mas até certo ponto termina a lógica e começa o imaginário de difícil determinação. Vale apenas ressaltar que, para os indianos não se trata de mitologia, e sim de Fé. A Fé cristã é vista para eles como mitologia.

A Trimúrti

O conceito de trimúrti desenvolveu-se na época do chamado período purânico. Conciste em uma tríade dos deuses mais elevados da fé hiindu, composta pelos deuses Brahma, Vixnu e Shiva.

Brahma - é considerado pelos hindus a representação da força criadora ativa do universo.

Vixnu - Deus responsavel pela manutenção do universo.

Shiva - Deus responsavel pela destruição do universo.


A visão do universo pelos hindus é cíclica. Depois que um universo é destruido por Shiva, Vixnu se encontra dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando um novo universo está para ser criado, Brahma aparece montado num lótus que brotou do umbigo de Vixnu e recria todo o universo.
Depois que Brahma cria o universo, ele permanece em existencia por um dia de Brahma, que vem a ser aproximadamente 4.320.000.000 anos em termos de calendário hindu. Quando Brahma vai dormir, após o fim do dia, o mundo e tudo conhecido é consumido pelo fogo de Shiva, quando ele acorda de novo, ele recria toda a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brama, quando esse dia chegar, Brama vai deixar de existir, e todos os outros deuses e todo o universo vão ser dissolvidos de volta para seus elementos constituíntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário