"A crição de Adão" afresco de Michelangelo na Capela Sistina.

sábado, 14 de agosto de 2010

A criação de tudo...

Neste ponto saímos da India, chegamos a uma civilização um pouco mais conhecida, a Grécia, a mitologia grega, a que mais me fascina, possui uma característica um tanto quando rudimentar sobre a criação do mundo, que ate aquele ponto era a única coisa conhecida por eles. Com poucos conhecimentos sobre o que está fora dos alcances das mãos, os antigos Gregos criaram uma história muito interessante de como tudo que nós conhecemos foi criado.

Tudo tem início a partir de uma deusa, Gaia, o que conhecemos como planeta terra, deusa de natureza forte, que gera sozinha seu próprio esposo, Urano, com o intuito de se unir a alguém semelhante a si mesma em natureza. Com a união entre Gaia e Urano, foram gerados três Ciclopes, três Hecatônquiros e 12 poderosos filhos, os Titãs: Oceanos, Céos, Créos, Hipérion, Jápeto, Cronos, Febe, Mnemosine, Réia, Témis, Tétis e Téia.
Urano, que é capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos, e os prendeu no ventre de Gaia, que gemia com dores imensas sem poder parir. Gaia pediu ajuda a seus filhos para liberta-los e se vingar de seu pai, apenas um dos 12 titãs aceitou tal tarefa, Cronos. Gaia tirou aço do próprio peito, e forjou uma foice dentada, entregou-a travez de seu útero a Cronos, que atacou e castrou o seu pai Urano, separando assim a terra (Gaia) do céu (Cronos).
Cronos atirou os testículos de Urano no mar, mas parte respingou na terra, fecundando-a, a partir disto nasceram algumas criaturas como gigantes, Erínias, Melíades e Afrodite, que hoje é considerada a representação o amor de corpo e alma pelos seus interpretes cristãos.

Após a queda de Urano, Cronos assume o controle de tudo, e liberta seus irmãos, mas a partir deste momento, ele percebe o quanto os titãs são poderosos, a aprisiona todos os seus irmãos. E revoltada com com esse ato de tirania do seu filho, Gaia planeja um vingança.

Cronos, se casa com a sua irmã, Réia, e passa a reger todo o universo, mas Urano o adverte de que assim como ele o fizera, um de seus filhos iria destrona-lo, e Cronos passa a devorar todos os seus filhos recém nascidos. Gaia ajuda Réia a salvar a vida de um de seus filhos, o levando para uma caverna, e Réia entrega uma pedra envolta em mantos a Cronos para se passar pelo seu filho recém nascido, que é devorada por Cronos. O filho salvo por Gaia chama-se Zeus.

Já adulto, Zeus declara guerra contra Cronos com ajuda de Gaia, uma guerra que durante 100 anos ninguém venceria, Gaia então aconselhou Zeus a descer até as profundezas da terra e libertasse os Ciclopes e Hecatônquiros. Seguindo os conselhos de Gaia, Zeus foi vitorioso nesta batalha, derrotando Cronos e se tornando o novo soberano do universo. Após o fim da guerra, Zeus aprisionou Cronos, e ainda temendo o poder dos titãs, fez um acordo com os Hecatônquiros para que eles vigiem os titãs em sua prisão, e diante deste fato Gaia se revolta, pela terceira vez, por trancafiarem seus filhos.

Gaia ordena que as criaturas que foram geradas em sua superfícia a partir da fecundação no momento da vitória de Cronos sobre Urano cavalgassem em confronto a Zeus, mas Zeus conhecia suas fraquezas e facilmente os venceu.

Como ultima alternativa, Gaia enviou seu ultimo filho, Tifão, para matar Zeus e seus aliados deuses, no olimpo, mas os deuses se uniram, e juntos conseguiram ser vitoriosos contra essa criatura.

Gaia cedeu, e fez um acordo no qual nunca mais iria contra o governo de Zeus, e em troca, foi recebida como deusa no Olimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário